24 de agosto de 2021
Recentemente, a digital influencer Re Meirelles compartilhou em seu Instagram um relato perturbador: ela foi vítima da prática de stalking/perseguição praticada por um usuário das redes sociais, um insta stalker.
Em quase dez minutos de vídeo, a influencer conta que tudo começou com directs insistentes de um homem, algumas mensagens de cunho sexual. “Achei as mensagens esquisitas, mas a gente recebe muitas mensagens e eu simplesmente ignorei”, relatou. Incomodada com aquelas mensagens, Re Meirelles bloqueou o perfil dele.
Acontece que, mesmo bloqueado, ele não parou: o homem descobriu o endereço e telefone dela e chegou a procurá-la pessoalmente em sua casa por diversas vezes. “Parece um roteiro de filme”, disse ela no relato. Em seu IGTV, ela afirmou que procurou a polícia, fez um BO e logo buscou um advogado. Assista ao relato de Re Meirelles.
No Instagram, a influencer tem mais de 134 mil seguidores. No entanto, não são apenas os famosos que estão sujeitos à prática de stalking. Se você sofre com isso ou conhece alguém que está passando por essa situação, saiba como lidar.
Stalking é crime!
“To stalk” vem do inglês, que quer dizer perseguir.
Nesse sentido, o crime de stalking é perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade.
Em abril deste ano, a prática de stalking (perseguição) foi tipificada na lei 14.914/21. A norma alterou o Código Penal e prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa para esse tipo de conduta.
link da noticia completa: https://www.migalhas.com.br/quentes/350535/stalking-o-que-e-e-o-que-fazer-contra-perseguicao