whatsApp

São José inova no país com serviço de carros elétricos compartilhados

5 de dezembro de 2019

Os carros serão 100% elétricos e irão contribuir para o meio ambiente – Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

São José dos Campos será a primeira cidade do Brasil a disponibilizar o serviço de carros elétricos compartilhados em vias públicas com sistema dockless (sem estações). Na última sexta-feira (29), foi publicada a portaria que credencia a empresa Beepbeep, que será a primeira empresa a prestar o serviço no município.

Nos próximos dias, a empresa apresentará o plano de trabalho para o município, que passará por aprovação na Secretaria de Mobilidade Urbana. O plano deverá conter, por exemplo, a área de abrangência, quantidade de equipamentos e valor do serviço, definido de acordo com a política de preços da empresa.

A previsão é que o serviço seja iniciado em São José na primeira quinzena de dezembro. No país, apenas em Fortaleza existe o serviço de compartilhamento de carros elétricos em vias públicas, no entanto, os veículos possuem estações definidas de estacionamento.

Outras cidades do país, como a capital paulista, por exemplo, também possuem o serviço, porém ele está disponível apenas para deslocamentos entre estacionamentos privados como shoppings e grandes empreendimentos.

Por meio do sistema dockless (que não utiliza estações de travamento), os usuários poderão usar os carros elétricos compartilhados por toda a cidade e devolvê-los em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.

São José inovadora e sustentável

A inovação e o compartilhamento de recursos são alguns dos eixos da atual Administração, que têm procurado dar mais segurança à população nas vias públicas e opções sustentáveis de deslocamento.

Atualmente, o município conta com os serviços de modos ativos de deslocamento, bicicletas e patinetes compartilhados nas regiões centro, sul, norte e oeste, além dos aplicativos de transporte, como Uber e 99.

A Prefeitura também tem investido em infraestrutura, com o aumento da malha cicloviária. No início de 2017, a cidade possuía 79 quilômetros e atualmente são 96 quilômetros, distribuídos em todas as regiões de São José. O objetivo é que, em 2020, o município chegue a 157 quilômetros.

São José possui a maior frota elétrica de segurança pública do Ocidente, com mais de 30 carros elétricos utilizados pela Guarda Civil Municipal, além de estar efetuando a substituição de todas as lâmpadas de iluminação pública por leds de baixo consumo energético.

Fonte: https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2019/dezembro/02/sao-jose-inova-no-pais-com-servico-de-carros-eletricos-compartilhados/

Voltar ao topo
© 2024 - Associação dos Advogados de São José dos Campos | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Willss.